Fala Fil Entrevista

Entrevista com o Grupo Sorriso Maroto.

Fala Fil conversou com Bruno, Vocalista do Sorriso Maroto. No papo ele fala sobre os  mais de 15 anos de carreira, sobre o melhor momento do Grupo, sobre o vício por internet e muito mais!

Abaixo a entrevista exclusiva que Bruno concedeu ao Fala Fil.

Assim você mata o papai!!!

Como a grande maioria dos grupos e bandas, vocês começaram entre amigos de bairro. Fale um pouco desses 15 anos, do início no bairro do Grajaú no Rio de Janeiro até o sucesso de hoje.

Começamos de brincadeira, sem pretensão, sem nada na cabeça. A graça era animar os churrascos de final de semana e após o futebol. A profissionalização veio bem depois, numa vontade de fazer a galera do bairro do Grajaú conhecer o nosso trabalho nas casas de shows e restaurantes com programações musicais. Dai a gente foi se empolgando e fomos pros bairros vizinhos e assim por diante… Hoje estamos ai!

Como é conviver por 15 anos, quase todos os dias, com as mesmas pessoas? Como conciliar objetivos e resolver conflitos?

Não e difícil quando o objetivo é o mesmo. Obviamente, que na convivência em grupo temos que ter alguns cuidados. A base e o respeito, nos conhecemos bem e sabemos o limite de cada um.

Vocês estão atravessando o melhor momento desses 15 anos de carreira: shows estourados, DVD gravado ao vivo, música em duas novelas, entre outras coisas. Quais os objetivos do Sorriso Maroto?

O nosso objetivo é sempre ampliar, expandira nossa música para o maior número possível de pessoas. Este ano levamos um golpe do destino. A única coisa que estava no planejamento era a gravação do Assim Você Mata o Papai antes do DVD e posteriormente a gravação e divulgação dele. A partir da novela muitas coisas mudaram, pra melhor ainda do que estavam.

Agora queremos voos maiores, pegamos o gosto pela coisa e já estamos planejando coisas super legais que serão lançadas no decorrer de 2013. Aguardem!

Como surgiu a música “Assim você mata o papai”? Ela foi composta especialmente para a Novela? Qual o briefing que vocês receberam?

A verdade é que nem sabíamos nada sobre a novela. Isso foi bem depois de termos gravado a música. O Sorriso sempre foi um grupo voltado para o radio, e essa música era pra cumprir uma lacuna que havia no disco ao vivo em Recife, até o lançamento do atual Sorriso 15 anos.

Um pouco mais pra frente é que recebemos o convite da nossa gravadora Som Livre sobre a possibilidade de ter uma música na novela Avenida Brasil. No caso só tínhamos o Papai, então mandamos e deu certo. Oh gloria!!! Hehehehe

O ator Marcos Caruso já declarou que não esperava por tanto sucesso do personagem Leleco. A popularidade do Leleco foi fundamental para o sucesso da Música?

sorrisomarotoboxAcho que foi um soma de acontecimentos. O sucesso da música no radio já era uma realidade antes mesmo da novela começar. Isso ajuda, mas o sucesso e a aceitação do Leleco com o bordão “Assim você mata o papai” com o público foi a cereja do bolo pra música ficar mais forte ainda e alcançar esses resultados astronômicos.

A revista americana Billboard divulgou a lista dos 50 artistas mais influentes nas redes Sociais no mundo e o Sorriso Maroto está em 48º lugar. Juntamente com Michel Teló são os únicos brasileiros da lista. O que isso significa para vocês? Qual o papel que a internet tem ou teve no desenvolvimento do grupo?

Somos viciados em internet! Kkkk Eu sou dependente dela pra tudo. Uso para o trabalho da mesma forma que uso para o pessoal. Acho que isso facilita todo o processo. Estamos sempre antenados no público, no que eles querem do nosso trabalho e o que temos que fazer pra deixá-los ainda mais plugados na gente.

O DVD de comemoração dos 15 anos da banda tem uma produção impressionante, digna dos maiores artistas internacionais. Além disso, as Novelas brasileiras fazem muito sucesso no exterior. Vocês têm como objetivo o desenvolvimento de uma carreira internacional?

Sim, claro! Mas temos os pés no chão nesse pensamento de carreira internacional.

Tudo na sua hora! Já pro trabalho desenvolvido no Brasil pensamos grande, gostamos das referências e posturas do Pop internacional. Obviamente que nem tudo da pra ser da forma que eles fazem. Temos uma diferença econômica e cultural no meio do caminho. Mas o que fazemos é “abrasileirar” e fazer do jeito que entendemos que o brasileiro gosta.

Alguns ritmos ainda sofrem preconceitos e recebem rótulos, mas o Pagode está em alta há muito tempo e é uma autêntica manifestação da música brasileira. Vocês já sofreram ou ainda sofrem algum tipo de preconceito? O preconceito termina com o sucesso?

Não, ele continua, porém camuflado. É só você dar um mole que vai querer aparecer alguém e falar: “olha os pagodeiros aí!” Me sinto pisando em ovos! Mas vamos mudar essa imagem com posturas bacanas, músicas de qualidade e profissionalismo.

Bruno, você é bastante ativo nas redes sociais e interage muito com suas fãs de uma maneira extremamente bem humorada. O Justin Bieber disse que a internet o ajuda a suprir a falta de privacidade e a preencher o tempo nas viagens. Como você lida com isso? Como é o Bruno fora dos palcos?

É exatamente como o Justin falou. Uso como distração e ferramenta de informação.

Procuro passar coisas boas em tudo que faço. Não costumo usar a internet pra fazer criticas ou coisas do tipo. Uso pra falar de mim, o que faço, pensamentos ou até mesmo brincadeiras com a turma. Acho que a galera curte o meu jeito, assim sou feliz. Kkk

Vocês fizeram parcerias com Michel Teló, Gusttavo Lima, Revelação, Jammil, entre outros. Quais os artistas “não pagodeiros” com os quais vocês sonham em fazer um trabalho conjunto?

São tantos!!! Tem muita gente bacana dos quais somos fãs. Gosto muito do Seu Jorge, Jorge e Mateus, sem contar os internacionais kkkk. Quero cantar com todo mundo! Adoro fusões musicais!

Qual a mensagem que você deixa para os fãs do Sorriso Maroto?

Galera, vocês são o melhor presente que ganhamos. Valeu pela companhia ao longo desses 15 anos. Que venham mais 15,30,45… anos

fotos: Vitor Branco.

http://www.youtube.com/watch?v=5PHb55r7iLw